logo RCN

Estudo revela mapa do emprego na região

Canoinhas desponta como cidade que oferece maior quantidade de empregos por habitante

CANOINHAS ? Canoinhas desponta como a cidade que mais oferece empregos com carteira assinada na região.

A informação é do site de negócios Noticenter. Os dados foram obtidos a partir dos empregos formais divulgados pela Secretaria da Fazenda do Estado. A relação habitante/emprego no município é de 5,45 entre empregos e habitantes. A média estadual é de um emprego para cada 3,95 habitantes. A melhor relação é em Florianópolis que apresenta média de 1,9. No ranking geral, Canoinhas ocupa a posição 23. A indústria lidera os empregos formais, quem mais emprega na cidade ainda é a extrativa, especialmente a da madeira.

A indústria aparece como o setor que mais emprega no Estado também, seguido dos segmentos de serviço, comércio e administração pública.

Os dados incluem aqueles que não são economicamente ativos e, apenas empregos formais, com carteira assinada.

O sociólogo Eduardo Gomes de Melo, professor e coordenador do Curso de Ciências Sociais da Universidade do Contestado chama atenção para os inúmeros empregos informais gerados na agricultura da região. ?Nos dados apresentados pelo Governo do Estado, este setor emprega menos do que a indústria, serviços, comércio e a administração pública. Porém, cabe rever algumas situações?, alerta.

É caso dos municípios de Bela Vista do Toldo e de Irineópolis. Neles os índices são desfavoráveis entre emprego e população, mas verificando a porcentagem da população empregada têm-se menos de 10% nos dois municípios (5,7% em Bela Vista do Toldo e 6,3% em Irineópolis). Mas nestas cidades o setor que mais oferece empregos é a agricultura. ?A oferta de emprego no campo, principalmente a agricultura familiar, que é uma marca da região, pode estar-se dando com uma forte carga de informalidade. Deste modo os dados não aparecem no quadro emprego/habitante?, explica Melo.

 

INDUSTRIALIZAÇÃO

 

Três Barras também desfruta de posição privilegiada no ranking, vindo logo após Canoinhas. O município tem 17,2% da população empregada. ?Isto com certeza se dá por ter indústrias como Rigesa e Mili que oferecem emprego formal?, lembra Melo.

As cinco melhores cidades do Estado no ranking são as mais próximas ao litoral e ao Vale do Itajaí. Dado este que explica, em parte, o porquê é constante a migração para estas regiões. Porém, cidades como Videira,  Concórdia, Rio Negrinho, Caçador, Chapecó e Xanxerê, todas mais ao interior, estão com índices melhores que a média estadual. Qual então a relação de migração para estas cidades? Uma das hipóteses, levantada entre o grupo de pesquisa em desenvolvimento regional da UnC-Canoinhas, está em que os motivos que levam aos processos de migração não estão somente a busca do emprego, mas também em demais fatores que proporcionam uma qualidade de vida, um bem-estar que encontra-se com maior facilidade nas cidades do litoral.  Esta é uma idéia que deve ser pesquisada pelos acadêmicos da UnC.

 

PLANALTO NORTE

 

Rio Negrinho (3,3) e São Bento do Sul (2,9) são os dois municípios do Planalto Norte que estão entre os 11 melhores colocados no ranking. ?Sabemos que a pequena indústria está entre os grandes setores que oferecem emprego netas cidades. Numa relação com nossa região podemos ver que as indústrias que empregam aqui são as de grande porte, principalmente ligadas ao setor madeireiro. É claro quer temos fatores sócio-históricos que facilitaram Rio Negrinho e São Bento do Sul a atingir esta situação, mas devemos buscar entender, e possivelmente, copiar as estratégias adotadas por eles para atingir estes índices?, assinala Melo.

Anterior

Petrobras anuncia investimento de R$ 4,2 milhões em SMS

Próximo

Aurora assina protocolo de investimentos em Canoinhas

Deixe seu comentário